Ar-condicionado pode pegar chuva?
O aparelho de ar-condicionado é um verdadeiro parceiro nos dias de calor, mas será que pensamos no equipamento durante o período de chuvas? Independente do modelo, seja ele split ou de janela, ambos ficam expostos às intempéries do mau tempo, onde o motor do ar condicionado pode pegar chuva.
Para solucionar essa questão, se o aparelho de ar-condicionado pode pegar chuva ou não, trouxemos algumas dicas valiosas para que você conserve o seu aparelho de ar-condicionado por muitos verões.
O ar-condicionado pode ficar na chuva?
Mas afinal? O ar-condicionado pode pegar chuva? A resposta é Sim! A estrutura externa do aparelho foi desenvolvida para suportar tanto as ondas de calor, quanto a chuva. O motor do ar-condicionado pode pegar chuva, mas é sempre recomendável que você opte por locais em que a parte externa do aparelho sofra menos com o sol e a chuva.
O que sempre recomendamos é que você conte com a ajuda de especialistas para a instalação do aparelho de ar-condicionado para sua casa ou ambiente de trabalho, escolhendo o modelo mais adequado e sabendo exatamente o ponto ideal para instalação.
Proteção e cuidados com a unidade externa do ar-condicionado
É possível adquirir dois tipos de ar-condicionado, o tradicional de janela e o modelo split, onde o motor foi projetado para ficar separado do restante do aparelho.
Em ambos os casos é sempre bom pensarmos em prolongar a vida útil do ar-condicionado, a maneira ideal é proteger a unidade externa com uma cobertura ou capa protetora. Abaixo iremos explicar alguns dos tipos de de proteção:
- Cobertura de Concreto: Você pode projetar uma estrutura em concreto para que o aparelho fique acomodado internamente, desta forma seu aparelho fica protegido da chuva, vento e da poeira. Muitos prédios residenciais e comerciais têm apresentado soluções utilizando o concreto.
- Telhado: Esta solução visa apenas proteger a parte superior do aparelho, minimizando os efeitos do calor e da chuva, nesta solução o motor do ar condicionado pode pegar chuva, visto que a ação do tempo pode espalhar a água. O telhado pode ser feito com telhas, alumínio, fibra de vidro ou qualquer outro tipo de material que faça essa proteção.
- Cobertura de Fibra de Vidro: As caixas de fibra de vidro são uma solução barata e de rápida instalação, permitindo que o aparelho fique protegido por inteiro. Com a capa de fibra de vidro as ações do tempo são minimizadas, além de diminuir o impacto da poeira da rua, preservando a higiene do aparelho.
Atenção! Em todos os casos, preste atenção na circulação do ar, o aparelho de ar-condicionado precisa de um espaço mínimo para que a troca do ar do ambiente interno com o externo ocorra em sua totalidade, evitando um esforço excessivo do motor do ar-condicionado.
Pode ligar o ar-condicionado em dias chuvosos?
Mesmo em dias de chuva pode ocorrer a necessidade de climatizar o ambiente, nesses casos é importante seguir dicas para preservar o seu aparelho e garantir a segurança de todos.
Em dias de chuva leve ou moderada você poderá fazer o uso do aparelho de ar-condicionado, mas o ideal é que isto não ocorra por um longo período de tempo. Essa precaução é necessária para que você não comprometa o motor do aparelho, já que existe um excesso de umidade no ambiente externo.
O fator da umidade tem um impacto ainda maior quando se trata de chuvas fortes e tempestades, sendo a recomendação evitar o uso do aparelho de ar-condicionado.
Em caso de chuvas com raios a precaução deve ser redobrada, sendo o ideal retirar o aparelho da tomada. Fazendo isso você preserva o aparelho de possíveis curtos ou panes elétricas.
Após uma longa chuva espere um pouco antes de ligar o seu aparelho. Já sabemos que o motor do ar-condicionado pode pegar chuva, mas também descobrimos que a umidade do ambiente externo pode afetar a vida útil do aparelho.
Cuidados que devem ser tomados em dias de chuva
Ao instalar o aparelho de ar-condicionado verifique se a vedação foi feita de forma correta, isso evita que em dias de chuva entre água na parte interna do equipamento, o que pode gerar ferrugem, além de mofo e infiltrações.
Outra dica importante para os aparelhos de ar-condicionado de janela, é que os mesmos sejam instalados com uma leve inclinação, permitindo o escoamento da água para fora da unidade em que foi instalado.
Sempre que possível verifique o estado de conservação das tomadas, pois são em momentos de tempestade e chuvas fortes que ficamos expostos aos problemas elétricos.
Importância da manutenção no ar-condicionado para dias de chuva
Como já foi explicado, o aparelho de ar-condicionado pode pegar chuva, mas sem a proteção e os cuidados indispensáveis, se faz necessário a manutenção preventiva do equipamento.
Faça a limpeza ou a troca do filtro do ar-condicionado regularmente, a umidade e a poeira da rua comprometem este item fundamental do aparelho, a sua limpeza diminui os riscos de ocorrerem problemas respiratórios.
Avalie a vida útil do motor do equipamento, mesmo sabendo que o motor do ar-condicionado pode pegar chuva, os dias úmidos exigem muito mais esforço do aparelho, podendo comprometer o seu pleno funcionamento.
Caso o seu aparelho tenha sofrido com o impacto de uma tempestade de raios e da queda de energia, verifique se o mesmo sofreu algum problema de desempenho. O cuidado deve ser redobrado, pois panes elétricas podem ocorrer depois dos episódios de chuva.
Para todos os casos, tenha sempre um profissional de confiança para realizar as instalação e manutenção de seu ar-condicionado. Além disso, o mercado constantemente lança modelos com novos aspectos de segurança contra descargas elétricas e de proteção da área externa dos equipamentos de ar-condicionado.
Com as dicas e informações acima você poderá cuidar de seu ar-condicionado por muitos verões! E caso esteja pensando em trocar o seu aparelho, separamos um artigo especialmente para você mostrando qual o melhor, ar condicionado inverter ou convencional.