Como limpar ar-condicionado em casa e de forma prática
Você já deve ter reparado na quantidade de sujeira e poeira que um ar-condicionado pode acumular, certo? E claro, isso afeta no funcionamento e refrigeração do eletrodoméstico. Mas você pode limpar o ar-condicionado em sua casa de maneira prática e eficiente. Aprenda como logo a seguir!
Qual é a hora certa para limpar o ar-condicionado?
A hora certa de limpar o ar-condicionado depende muito de qual é o modelo e a frequência de uso. Por ser um aparelho muito usado no verão, é recomendado que nesta época de uso mais intenso, ele seja limpo com mais frequência.
Porém, a recomendação geral é que ele seja limpo, pelo menos a cada seis meses. Mas você também pode fazer uma limpeza mais superficial semanalmente.
Desligue o aparelho da tomada e retire o painel da frente. Passe um pano úmido com água. Retire também o filtro e utilize água morna e detergente neutro para lavagem. Deixe secar na sombra e depois, coloque de volta no lugar.
Caso opte por limpar o ar-condicionado a cada seis meses, o ideal é que além de limpar, você faça a substituição dos filtros, que podem ser encontrados em lojas especializadas. Se você acabar prolongando a limpeza do ar-condicionado e ela só acontecer uma vez por ano, será necessário uma higienização mais pesada.
Utilize um pano úmido com água e detergente neutro para limpar os filtros e verifique se não há a necessidade de trocá-los. Verifique se as tubulações estão fechadas corretamente e se os isolamentos estão vedados. Caso não esteja, é necessário chamar um técnico especializado para averiguar.
Terminando o processo, coloque o painel frontal no local, coloque na tomada e teste para ver se está funcionando normalmente.
Por que é importante limpar o ar-condicionado?
Muito mais do que manter a higiene, você sabia que a limpeza do ar-condicionado é regulada por lei? A lei 13.589/2018 determina que prédios públicos e privados, de uso coletivo, realizem a limpeza periódica dos aparelhos.
Mas a limpeza do ar-condicionado também é importante para manter a qualidade do ar. Afinal, se não for limpo corretamente, o aparelho pode acumular sujeira e poeira, e fazer com que respiremos esse ar sujo.
Um ar-condicionado sujo também pode ter sua eficiência reduzida, por conta do acúmulo de poeira, que prejudica a transferência de calor, forçando-o a trabalhar mais para alcançar sua capacidade de resfriamento.
A falta de limpeza pode afetar a vida útil do ar-condicionado, pois leva ao desgaste das peças internas do eletrodoméstico.
A umidade e sujeira acumuladas com o tempo podem causar odores desagradáveis, que acabam sendo liberados pelo ambiente. Também pode impedir que o aparelho resfrie e mantenha a temperatura do local correta.
Manter o ar-condicionado limpo também ajuda a reduzir a conta de energia elétrica! Afinal, quanto mais limpo, menos esforço ele necessita fazer para trabalhar. E um ar-condicionado limpo é um aparelho com menos ruídos!
Se você quer saber melhor como funciona o ar-condicionado para entender como a limpeza pode influenciar nesse processo, temos um artigo completo explicando esse funcionamento em nosso site.
Como limpar o ar-condicionado de janela?
Limpar o ar-condicionado de janela é uma tarefa mais simples do que parece! Caso deseje uma limpeza mais profunda, é necessário tirá-lo do local. Caso contrário, a limpeza pode ser feita com ele na janela mesmo.
- Primeiro, desligue o aparelho da tomada. Em seguida, retire o painel da frente. Na maioria deste tipo de modelo, o painel é preso por presilhas, mas alguns podem ser presos por parafusos. Uma chave de fenda pode ajudar a retirar.
- Passe um pano seco para retirar a poeira. Você pode usar um aspirador de pó também.
- Tire o filtro e limpe-o com água e sabão neutro. Utilize a mistura junto a um pano úmido para limpar também a parte externa do aparelho.
- Se tiver acesso à serpentina e quiser limpá-la, você pode utilizar um pincel ou o aspirador de pó.
- Depois de totalmente secos, coloque os filtros no lugar, ligue o aparelho na tomada e veja se está funcionando corretamente.
Como limpar o ar-condicionado split?
O ar-condicionado split pode parecer um pouco mais difícil de limpar e até levantar bastante dúvidas. Porém, fazer a limpeza deste tipo de ar-condicionado também é bem simples! Veja só:
- Para a parte interna, como a tampa e o painel frontal, você pode usar um pano seco e macio. Caso esteja difícil de tirar a sujeira, umedeça o pano com água. A parte frontal deste tipo de aparelho pode ser frontal e ser retirada. Porém, é necessário uma certa técnica para isso.
- Retire os filtros. Alguns modelos possuem filtros deslizantes e outros podem ter algumas travas. Você pode utilizar o aspirador de pó e em seguida, uma mistura de água e sabão neutro. Existem algumas soluções específicas para limpeza de ar-condicionado no mercado e você pode utilizá-las caso a sujeira esteja muito intensa.
- Produtos químicos não são necessários! Apenas água e sabão podem dar conta do recado! Produtos químicos podem ser prejudiciais ao aparelho, danificando a sua aparência externa.
- Você também pode usar um saco plástico ao redor do aparelho ao limpá-lo, assim evita que caia sujeira no chão.
- Depois de tudo bem sequinho, coloque tudo de volta no lugar e ligue o ar-condicionado na tomada.
Como limpar o filtro do ar-condicionado?
A limpeza dos filtros do ar-condicionado é muito importante para o bom funcionamento do aparelho. Afinal, ele evita a circulação de ácaros e a sujeira pode deixar o aparelho sobrecarregado.
Como já dissemos anteriormente, para limpá-los, você primeiro precisa desligar o aparelho da tomada e retirar os filtros.
- Para retirar o filtro, é bem simples: basta remover a parte externa, o painel frontal e em seguida, tirar o filtro.
- Você pode utilizar o aspirador de pó ou lavá-los em água morna ou fria junto com sabão neutro. Se quiser, pode utilizar uma solução específica para ar-condicionados e deixar de molho por cerca de 15 minutos. Depois, é só enxaguar e retirar todos os resíduos.
- Deixe-os secar a sombra. Você pode ajudar a acelerar a secagem utilizando um pano seco.
- Após a limpeza, coloque os filtros de volta no lugar e ligue o ar-condicionado na tomada novamente.
Como limpar o ar-condicionado por fora?
Uma dupla muito conhecida é o suficiente para limpar o ar-condicionado por fora: Água e sabão neutro! Recomenda-se que você faça essa higienização semanalmente, mas você também pode fazer isso só quando perceber que há o acúmulo de sujeira.
Você também pode utilizar um pouco de desinfetante borrifado para a limpeza do ar-condicionado por fora. Basta que ele possa ser usado e que o fabricante libere o uso deste tipo de produto.
Use um pano seco para secar a parte externa após a limpeza. Não esqueça de antes de tudo, desligar o aparelho da tomada e ligá-lo novamente só após terminar de limpar.
Riscos de usar o ar-condicionado sujo
Por se tratar de um aparelho que lida com o ar do ambiente, um ar-condicionado sujo pode ser bastante prejudicial à saúde.
O acúmulo de ácaros e sujeira pode causar diversos problemas respiratórios. Os riscos são ainda maiores para pessoas que possuem rinite, sinusite e outras doenças respiratórias.
Um ar-condicionado que não é limpo também impacta diretamente no bolso! Afinal, ele precisa forçar ainda mais o motor para trabalhar e assim, encarece a conta de energia elétrica.
Por que contratar um profissional para fazer a limpeza do seu ar-condicionado?
Mesmo sabendo que é uma tarefa fácil limpar seu ar-condicionado em casa sozinho, contratar um profissional para realizar este tipo de limpeza pode ser uma ótima opção. Afinal, ele conta não só com a experiência, mas também com equipamentos e ferramentas adequadas para uma limpeza mais profunda.
Ele também pode identificar problemas que você provavelmente deixaria passar, como desgastes e problemas em peças, que ele pode consertar ali no momento. Além da limpeza, esse profissional pode ajudar a fazer uma manutenção preventiva no aparelho, prolongando a vida útil e evitando gastos repentinos no futuro.
Em muitos casos, a limpeza do ar-condicionado feita por um profissional é necessária para a garantia do fabricante do aparelho. Para quem não costuma mexer com isso, um profissional vai ser mais seguro, por conta do manuseio de eletricidade.
E não esqueça que uma limpeza adequada, feita por um profissional, ajuda na eficiência de funcionamento do seu aparelho. Esperamos que depois de todas essas dicas, você consiga manter seu ar-condicionado bem limpo e seu ambiente fresquinho.