Sinais que a panela de pressão vai explodir e como evitar
Cozinhar algo na panela de pressão sem que ela exploda é um dos sinais que você precisa pra saber que se tornou adulto de verdade. Porém, é necessário estar sempre atento quando for utilizá-la. Vamos te explicar abaixo como identificar sinais de que a panela de pressão irá explodir.
Por que a panela de pressão explode?
Existem diversos motivos que podem fazer uma panela de pressão explodir. O mais comum é o acúmulo em excesso de pressão dentro da panela. Isso pode fazer com que a vedação acabe cedendo e a tampa seja jogada para longe com força.
A obstrução das válvulas também pode ser um problema. Geralmente, as panelas de pressão possuem válvulas de segurança que servem para liberar a pressão. Caso as válvulas se entupam por conta de alguns resíduos, a pressão interna da panela pode aumentar de um jeito perigoso.
Tenha atenção também a vedação da panela de pressão. Você pode identificá-los como os anéis de borracha que ficam na tampa da panela. O mau posicionamento deles ou o seu desgaste pode fazer com que ocorra um vazamento de pressão e levar a uma explosão.
Encher a panela de pressão além do limite recomendado ou forçar sua abertura assim que o alimento cozinha também podem acarretar em grandes explosões. Por isso, tome cuidado! Aqui em nosso site você encontra um guia completo ensinando como usar a panela de pressão corretamente.
Veja sinais que a panela de pressão vai explodir
É claro que a panela de pressão não explode do nada e existem muitos sinais que não devem ser considerados bobos. Pelo contrário, a atenção a eles é que trará sua segurança na cozinha.
1. Válvula de segurança com mau funcionamento
Caso a válvula esteja entupida ou esteja com falta de manutenção, ela pode causar uma grande explosão por conta da pressão acumulada. Se você perceber algum desses sinais, como a parte de alúminio se estufando, faça isso:
- Se a panela estiver no fogo, desligue-o. Espere até que a pressão dentro da panela seja liberada;
- Se as válvulas estiverem obstruídas, retire os resíduos desmontando a panela e limpando-as cuidadosamente;
- Se você perceber que as válvulas estão muito danificadas, não exite em trocá-las;
- Depois que fizer a limpeza das válvulas da limpeza de pressão, você pode fazer um teste apenas com água para verificar se as válvulas voltaram a funcionar corretamente.
2. Borracha de vedação desgastada
O desgaste da borracha de vedação pode comprometer a capacidade da panela de manter a pressão adequada.
Por isso, caso esteja com este problema, procure fazer uma substituição imediatamente. Você pode verificar se há a peça em lojas especializadas em utensílios domésticos ou com o fabricante da panela.
Para colocar a nova borracha de vedação é bem simples:
- Remova a borracha antiga, abrindo a tampa da panela de pressão;
- Limpe bem a área antes de colocar a nova borracha;
- Encaixe a nova borracha de vedação no local apropriado e verifique se está bem instalada de forma segura;
- Faça o teste da água novamente para ver se está funcionando corretamente. E não esqueça de fazer essa substituição regularmente.
3. Pino da panela de pressão levantando constantemente
Quando o pino da panela de pressão levanta, é um dos grandes sinais de que ela irá explodir, pois significa que a pressão interna está muito alta. Neste caso, a primeira coisa que você precisa fazer é desligar o fogo e aguardar a liberação da pressão.
Espere que a temperatura seja reduzida. Em seguida, verifique as válvulas de segurança e a vedação da tampa.
Caso esteja tudo bem com as peças e a pressão não houver diminuído mesmo após você tirar a panela do fogo, coloque-a em um fluxo de água fria. Mas não esqueça de fazer isso só com a panela resfriada! Colocá-la totalmente quente em uma superfície fria pode causar um choque térmico e danificar a panela.
4. Chiado da panela de pressão interrompido
Caso o chiado da panela de pressão seja interrompido, isto é um alerta de que a pressão interna está diminuindo ou que tem algo errado com o funcionamento da panela, que pode resultar em uma explosão.
Se isto acontecer, verifique se o fogão está ligado corretamente. Se estiver tudo certo, verifique as válvulas, pois se estiverem obstruídas, podem danificar a pressurização da panela.
Verifique também a vedação e procure por locais de vazamento de vapor ao redor da tampa. Se isto ocorrer, pode ser um problema de vedação.
Como evitar a explosão da panela de pressão
A primeira coisa a se fazer para evitar a explosão da panela de pressão é prestar muita atenção aos mínimos detalhes.
- Não esqueça de sempre verificar a borracha de vedação da tampa e as válvulas da trava;
- Também não encha além do limite, pois isso pode levar a uma pressão excessiva;
- A quantidade de líquido também é importante para que ela possa criar vapor. Com pouco líquido, a panela pode superaquecer e ter um aumento de pressão;
- Controle o fogo! Esteja atento ao que o fabricante recomenda;
- Não coloque objetos nas válvulas que possam obstruí-las. E após o cozimento, aguarde que a pressão seja liberada naturalmente antes de abrir a tampa.
Como testar uma panela de pressão
Testar é sempre uma boa opção se você estiver desconfiado de que sua panela de pressão vai explodir ou não está funcionando corretamente.
O teste mais conhecido é o da água. Encha a panela com água até um nível que seja considerado seguro. Feche a tampa e levante as válvulas de segurança para verificar se ela está funcionando corretamente.
- Deixe a panela em fogo médio e deixe que ela esquente. Verifique como está o chiado da panela. Isto será um indicativo de que a pressão está sendo mantida internamente;
- Verifique se as válvulas estão liberando o vapor corretamente;
- Desligue o fogo e espere a pressão abaixar. Abra a tampa e verifique tudo novamente;
- Se você notar qualquer problema, é importante correr para consertá-los. Afinal, qualquer deslize pode fazer a panela de pressão explodir colocando a sua segurança e a de outras pessoas em risco.
Principais cuidados a se tomar com a panela de pressão e quando trocar
Como um objeto poderoso que precisa de bastante atenção, a panela de pressão também precisa de muitos cuidados, porém simples, que ajudarão a você conservar seu aparelho:
- Após o uso, sempre faça a limpeza adequada, não só da superfície interna, como das válvulas também, garantindo que não há nenhum resíduo obstruindo suas entradas.
- O detergente é o seu melhor amigo na hora de fazer a limpeza da panela de pressão.
- Sempre deixe pelo menos ⅓ da parte interna da panela livre quando for usá-la, para que o vapor possa circular de forma segura e criar a pressão.
- Leia sempre o manual do fabricante. Assim você consegue saber como resolver os problemas, caso ocorram e também saber como usar a panela com segurança.
Se você perceber que sua panela de pressão já está com desgastes excessivos, vedação e válvulas que não funcionam de jeito nenhum e frequentes problemas na pressão, é o momento de trocá-la.
Dependendo do uso e condição, os especialistas recomendam que haja troca da panela de pressão a cada 5 ou 10 anos.